Aguarde...

Benvindos Benvindos

História

Canedo teve foral próprio em 1212 no qual já se atribuía o título de Vila. No foral velho da Feira (séculos XI ou XII), assim como no novo (século XVI), não é mencionado como freguesia, o que induz a crer que formava Vila Concelho Independente. É a freguesia com maior área florestal e agrícola do concelho e tem um centro urbano que se desenvolveu muito nos últimos anos, permitindo uma interessante relação entre ruralidade e urbanidade.

 

Vale adquiriu a sua autonomia no século XIII. É essencialmente rural, plena de tradições e rica em património ligado à sua ruralidade, de onde se destacam alguns exemplares que fazem parte do património molinológico ao longo do Rio Inha, bem como algum património religioso.

 

Vila Maior, de origem antiquíssima, embora com referências escritas só a partir do século XII, é uma freguesia que se destaca pelo seu património religioso, nomeadamente pela Igreja Matriz e pelo Parque das Capelas que remontam ao século XVII, assim como pelos seus recursos naturais como os percursos nas margens ao longo do Rio Uíma.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.